
A diabete é uma alteração no funcionamento do pâncreas que leva à deficiência na produção de insulina. Como conseqüência, há aumento de glicose circulante no sangue e maior eliminação pela urina.
A diabete melito, mais comum em cães e gatos, pode ser fatal e é desencadeada por diferentes fatores como predisposição genética, infecções, drogas ou inflamação do pâncreas e intestino dos animais.
Os sinais clínicos geralmente são perda de peso, aumento da ingestão de água, vômitos, dificuldade respiratória, depressão, halitose, maior produção de urina e cegueira em função do aparecimento de catarata. Cães e gatos obesos também podem estar com diabetes, devendo ser tratados com atenção especial. Os gatos podem demonstrar alteração na locomoção como sinal clínico caso haja neuropatia diabética.
Esta doença tem maior ocorrência em animais com mais de 6 anos de idade.
O surgimento de sinais clínicos que levam a crer que o animal seja diabético exige que sejam feitos exames adicionais. Caso a doença seja diagnosticada, o tratamento é baseado no uso de insulina e dieta específica.
Fonte: Portal da Cinofilia
Nenhum comentário:
Postar um comentário