sábado, 14 de agosto de 2010

Achados e perdidos



Centenas de pessoas já passaram pela triste experiência de perder seu animalzinho de estimação. Infelizmente muitas outras, ainda irão enfrentar esses momentos difíceis.
Algumas medidas podem serem adotadas para não deixar seu cão sumir.E para quem encontra, alguns cuidados podem colaborar na localização do dono. A SOS Adoção, separou as melhores dicas para você.

Dicas para quem perdeu um animal

1. Quanto mais rápido você agir maior a probabilidade de encontrá-lo.

2. A primeira providência é procurar perto de casa. Se houver mais de uma pessoa na família, dividam a área, assim ganharão um tempo precioso.

3. Pergunte para as pessoas da rua. Procure o cão não apenas com os olhos, mas, principalmente, usem a voz chamando-o pelo nome ou pelo apelido carinhoso.

4. Do lado de fora da casa, deixe roupas com seu cheiro e brinquedos dele. Se seu cão estiver perdido, será mais fácil para ele seguir o cheiro e achar o caminho de volta.

5. Espalhe cartazes com a foto e as características do animal em locais de grande fluxo de pessoas como padarias, supermercados, clínicas veterinárias, pet shop, entre outros. Você pode fazer em casa mesmo em papel comum em impressora doméstica. Se ele é portador de alguma doença crônica ou necessita medicação específica ressalte isto no cartaz. Descreva o local da fuga e, por segurança, não dê o endereço exato, mas, por exemplo, entre as ruas X e Y e coloque um telefone celular para contato ou e-mail.

6. Faixas também costumam dar um bom resultado.

7. Faça um anúncio no jornal local.

8. Há entidades de proteção e defesa animal que organizam Feiras de Adoção. Alguns animais colocados para adoção foram encontrados perdidos. Entre em contato com estas entidades através da internet.

9. Caso sua cidade possua Centro de Controle de Zoonoses vá até ele, pois o animal pode ter sido recolhido por um veículo de controle animal. Mesmo que o cão não esteja lá, comunique as características do animal e deixe um telefone para contato e volte lá em outros dias.

10. Anuncie nas comunidades da internet, como facebook, orkut, twitter. As comunidades sobre cães, doação, adoção e achados e perdidos são excelentes lugares.

11. Não desista. Seu animal sente sua falta tanto quanto você dele e deve estar muito assustado.

Dicas para quem encontrou um animal perdido

1. Cuidado ao resgatar o animal, assustado ele pode tentar morder.

2. Leve-o para um local seguro, que pode ser sua casa, uma clínica veterinária ou um pet shop e tente deixá-lo confortável para o susto passar.

3. Espalhe cartazes com foto e características do animal em locais de grande fluxo de pessoas como padarias, supermercados, clínicas veterinárias, pet shop, entre outros. Você pode fazer em casa mesmo em papel comum em impressora doméstica. Descreva onde foi achado e, por segurança, não dê o endereço exato, mas, por exemplo, entre as ruas X e Y e coloque um telefone celular para contato ou e-mail.

4. Comunique clínicas veterinárias e pet shops da região onde foi encontrado, pois o cão provavelmente será cliente de uma delas. Deixe cartazes nesses locais avisando sobre o animal encontrado, além de lugares com grande circulação de pessoas: bancas de jornal, padarias, supermercados, entre outros.

5. Anuncie na seção achados e perdidos de sites sobre animais e de relacionamento, como o twitter, orkut, facebook.

Medidas preventivas

1. Castre seu animal, principalmente se for macho. Por instinto, muito machos fogem atrás de fêmeas no cio.

2. Identifique corretamente seu animal. Coloque uma plaquetinha com o nome dele, o seu nome e um telefone de contato. O ideal é que ela fique presa à coleira com rebites.

3. Use o microchip. Muitas clínicas veterinárias oferecem este serviço. O método de colocação é indolor para a maioria dos animais, rápido e muito eficiente. Informe-se com o seu veterinário.

4. Crie uma rotina para o fechamento de portas e portões e tome cuidado para não deixar portas e janelas abertas. Evite maçanetas do tipo alavanca, dê preferência pelas de formato redondo que são mais difíceis do animal abrir com os dentes.

5. Muitos animais saltam com facilidade muros e portões. Se for o seu caso invista no aumento deles para evitar uma fuga. Portões com grades ficam mais protegidos com telas na parte inferior para evitar a fuga através das grades.

Cuide do seu animal! É sua responsabilidade amá-lo e respeitá-lo!

Fonte: Projeto Focinhos Gelados

Nenhum comentário:

Postar um comentário