domingo, 29 de agosto de 2010

CINOMOSE....AQUI NÃO!


Depois da perca de um aumiguinho em comum (Dog Leo), recebi sugestão do Bóris Lamaison de Santa Maria R/S, para abordarmos um assunto que causa verdadeiro pânico quando mencionado – CINOMOSE -- .Sabemos o quanto é importante repassar as informações sobre a saúde dos animais para que eles vivam melhor.

Bóris em sua poltrona predileta.



CINOMOSE...AQUI NÃO!

Fidelidade, companheirismo, amor. Essas são palavras comuns quando se fala sobre cachorros.

Considerados os mais íntimos amigos que homens e mulheres podem encontrar no mundo animal, os cães também adoecem e precisam da atenção e do carinho de seus tutores de maneira irrestrita. É nessa hora que se revelam os verdadeiros "pais e mães" dos pets. E a cinomose, doença contagiosa causada por um vírus e que pode levar à morte, atua como um divisor de águas no relacionamento indivíduo x bicho de estimação.

Qualquer cachorro, em qualquer idade, pode ser contaminado. E o contágio ocorre de inúmeras formas. As mais freqüentes são a roupa das pessoas e secreções como catarro, urina e fezes de um cachorro doente. Para identificar a doença, os tutores devem ficar atentos aos olhos e ao nariz de seus cães. Caso apresentem uma consistência mais densa e cor mais amarelada que o normal, melhor procurar o veterinário. "Muita gente tem mania de achar que toda doença animal é besteira. Isso é complicado porque quanto maior o tempo sem diagnóstico correto, mais difícil o tratamento e maiores as chances de seqüelas aparecerem", explicou o veterinário Victor Fernandes.

Apesar de freqüente, a doença pode ser facilmente evitada com a vacinação correta. "O melhor tratamento é a prevenção. Por ser uma doença de fácil contágio, é muito importante que as pessoas se lembrem de vacinar os animais anualmente. A vacina canina não é como a humana. Todo ano, o processo deve ser repetido", ressaltou Fernandes. Uma vez instalada no organismo, a cinomose tem tratamento extenso, com uso de antibióticos e antiinflamatórios, além de um suporte neurológico com doses de vitamina E e B. "Já houve um tempo em que 90% dos cães com cinomose apresentavam seqüelas. Hoje, com os avanços da medicina veterinária, esse número caiu para 60%. O mais importante, porém, é diagnosticar a enfermidade no início".

INTERNET

- Os tutores dos cachorrinhos, contudo, não estão sozinhos na luta contra a cinomose. Vários sites trazem informações sobre o assunto e notícias de novos e eficazes tratamentos. Existe, inclusive, um portal exclusivo sobre a enfermidade com dicas e um mural de depoimentos onde os proprietários de animais doentes podem trocar experiências. O Orkut também possui comunidades com essa finalidade. As principais dicas encontradas nos relatos são positivas, incentivam a acreditar que o tratamento dará certo e que não se deve abandonar ou sacrificar os animais que apresentarem seqüelas, entre elas a paralisia, paresia (dificuldade de locomoção dos membros inferiores), movimentos involuntários e falta de coordenação.

RECAPITULANDO

  • A cinomose é uma doença em cachorros:
  • Sistêmica, ou seja, pode atingir vários órgãos
  • Altamente contagiosa
  • Causada por um vírus

Quais são os sinais de cinomose?

  • Perda de apetite
  • Falta de coordenação
  • Vômito e diarréia
  • Febre
  • Apatia

Cinomose tem cura? Como se trata?

  • O tratamento, após diagnóstico de cinomose confirmado por exame de laboratório, pode ser bem difícil.

De que seu cachorro vai precisar:

  • Orientação de médico veterinário
  • Água
  • Dieta leve
  • Medicamentos
  • Muito carinho e atenção de você

Como Prevenir

  • As vacinas contra a cinomose em cachorros não são todas iguais. As mais tradicionais do mercado contêm vírus vivo atenuado (popularmente conhecidas por vacinas V10) e são utilizadas há muitos anos. Recentemente foram desenvolvidas tecnologias mais modernas para a imunização de seres humanos e animais com a máxima segurança e potência: as vacinas recombinantes.
  • Os filhotes de cachorros já podem ser vacinados a partir de 6 semanas de vida, mas essa indicação deve ser feita pelo médico veterinário.
  • Cachorros doentes, subnutridos ou parasitados devem ser tratados antes de receber a vacina.
  • É recomendado que os filhotes permaneçam protegidos, longe da rua e do contato com animais de histórico vacinal desconhecido, ou mesmo não vacinados.

Os cachorros devem ser revacinados uma vez ao ano contra a cinomose

Consulte sempre seu veterinário. Ele é a melhor pessoa para determinar o programa de vacinação ideal para seu animal de estimação.

Fonte: Petsbr, Diário de Pernambuco, Merial


Um comentário:

  1. Ficou excelente vou divulgar....que lindo modelo em sua cadeira....kkkkkkkk

    ResponderExcluir