quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vômitos e Diarréias

Vômitos e diarréias intensos não chegam a ser uma emergência veterinária, mas se o proprietário não tomar medidas urgentes, eles podem levar o animal à morte por desidratação.

Causas Do Vômito:

Dor abdominal intensa: Pode causar vômito no animal. Problemas renais, hepáticos, torções no intestino e estômago, por exemplo, causam vômitos.
Intoxicações diversas: As mais comuns são por produtos inseticidas usados na casa (dedetizações) ou no animal (produtos anti-pulgas tóxicos).
Doenças virais ou bacterianas: Cinomose, parvovirose, infecção uterina (piometra), etc..
Tosse severa: O esforço constante em tossir pode causar vômitos.

Assim, o vômito pode ser atribuído a inúmeras causas e não se pode ter um diagnóstico preciso da doença somente com este sinal clínico. O vômito caracteriza-se por uma substância incolor e espumosa constituída de suco gástrico. Às vezes, pode ter coloração amarelada por refluxo de bílis. O animal vomitando excessivamente corre o risco de desidratação, uma vez que ele não absorve a água necessária para a sua manutenção. Além disso, ocorre um desequilíbrio eletrolítico pois o animal perde muito ácido. O cão torna-se fraco e apático. Deve-se corrigir a desidratação, caso ocorra, e o equilíbrio do organismo.

Causas da Diarréia:

Intoxicações
Mudanças alimentares brusca
Vermes
Viroses: parvovirose, coronavirose, etc..
Stress: mudanças de ambiente ou na rotina da casa

A diarréia é a perda de líquido através das fezes que tornam-se pastosas ou líquidas. O animal com uma diarréia intensa (líquida e em grande quantidade) causa uma desidratação muito rápida. Mesmo que ele esteja bebendo líquidos, muitas vezes, a perda é maior que a reposição e uma desidratação leve, moderada ou grave se instala. Ocorre desequilíbrio eletrolítico pois, através da diarréia, o organismo torna-se muito ácido. O animal fica muito apático, fraco, pode ter tremores pela dor abdominal causada por cólicas (fortes contrações intestinais para expulsar as fezes). Deve-se corrigir a desidratação, caso ocorra, e o equilíbrio do organismo.

O que Fazer:

Verifique se o animal está desidratado: Para isso puxe a pele do animal na lateral do abdômen ou um pouco abaixo do pescoço. Se a pele demorar a voltar , o cão está desidratado. Se a pele não voltar, a desidratação é grave e o animal pode estar correndo risco. Leve-o ao veterinário imediatamente.

Retirar a comida do animal: No caso de vômitos e diarréia, leves ou graves um jejum de 24hs é necessário. Enquanto estiver comendo, o animal continuará a ter vômito e/ou diarréia e a perda de líquidos e o desequilíbrio do organismo irão piorar. No caso de vômitos, retirar água também, caso o animal beba e vomite. O jejum é essencial para que o organismo possa se recuperar.

Hidrate o animal: Se não puder levar o cão ao veterinário, tente hidratá-lo com soro caseiro. Ofereça pequenas quantidades de soro várias vezes ao dia. Se isso causar vômitos, suspenda o soro. A hidratação por via oral não é eficaz no caso de desidratações graves. Consulte o veterinário antes de qualquer coisa e faça a hidratação oral apenas se não conseguir contactar um profissional.

Soro Caseiro:
200ml de água fervida ou filtrada (1 copo)
1 colher de sobremesa de açúcar
1 pitada de sal

Queimaduras

As queimaduras são classificadas em graus de acordo com a gravidade da lesão:
1º GRAU: lesão superficial que cicatriza em média após 10 dias.
2º GRAU: lesão da pele mais profunda que a anterior. Há perda dos pêlos e formação de vesículas (bolhas). A pele cicatriza em 15 dias.
3º GRAU: lesão grave em que toda a espessura da pele é destruída. É um processo muito doloroso e de cicatrização muito lenta.

Causas comuns:

Agentes térmicos (água ou superfícies muito quente, fogo) ou agentes químicos (ácidos, substâncias cáusticas).

Casos comuns: animais que comem comida caseira muito quente podem ter queimaduras de grau leve na boca e "lábios"; acidentes envolvendo água fervendo derramada sobre os animais resultam em queimaduras de 3º grau; animais que lambem ou ingerem substâncias causticas presentes em produtos de limpeza podem queimar a boca e esôfago; choques elétricos podem resultar em queimaduras na boca e língua; queimaduras de sol podem ocorrer em animais de pele e focinho muito claros (róseos).

O que Fazer:

Queimaduras de 1º e 2º graus podem ser tratados com pomadas cicatrizantes e antibióticas. Não usar produtos como pasta de dente e outros, sobre a área lesada. Lavar a lesão com soro fisiológico frio, aplicar uma pomada cicatrizante e uma bandagem de gaze até levar o animal ao veterinário. Se a lesão for de 3º grau, esse procedimento é muito doloroso e, portanto, deve ser feito sob tranqüilizarão ou anestesia.por um profissional. Neste caso, aplique soro fisiológico frio e leve o animal ao veterinário pois toda a manipulação da queimadura é muito dolorosa. Queimaduras de sol ocorrem em animais expostos muito tempo ao sol e podem ser evitadas com o uso de um protetor solar sobre a região rósea do focinho. Evitar a exposição prolongada ao sol em animais de pele e pêlos muito claros.

Picadas de Cobras

Em nosso país, existem 70 espécies de cobras venenosas, porém, apenas algumas tem importância em termos de acidentes: jararacas, cascavéis, corais e surucucus. Os cães são picados , geralmente, na região do focinho, peito e pescoço. Isto ocorre pois o cão , muitas vezes, aproxima-se para cheirar a cobra por curiosidade. A ocorrência em gatos é rara. É importante se ter noção do tipo de cobra que picou o animal e para isso devemos conhecer os sintomas que a picada de cada cobra provoca.

Como Saber Se o Animal Foi Picado?

A picada geralmente, é muito dolorosa. O local pode apresentar as marcas de dentes, embora os pêlos atrapalhem muito a visualização. A região pode começar a inchar muito e a pele tornar-se escura . Os pêlos podem começar a descolar. Alguns animais podem entrar em choque se muito veneno for injetado. Nem todas as picadas de cobras venenosas podem conter uma grande quantidade de veneno, portanto, os sintomas podem variar de leves a muito graves. Geralmente, a pele irá cair próximo ao local da picada. Um inchaço muito grande na região do pescoço pode causar dificuldade respiratória no animal.

Se Animal For Picado, o Que Fazer?

Independente do tipo de cobra que picou o animal, o atendimento de emergência é o mesmo. Mantenha o animal calmo e não deixe que ele se movimente muito. Encaminhe o cão ao veterinário para que ele receba o soro específico que é o único método eficaz de combater o envenenamento. Você pode colocar um saco plástico com gelo sobre o local, na tentativa de conter o inchaço, até chegar ao veterinário. Se o animal entrar em choque, mantê-lo aquecido.
Se o seu cão está numa região onde é freqüente o aparecimento de cobras, converse com o seu veterinário e procure ter estocado em geladeira o soro específico para uso em animais (veterinário) O soro deve ser aplicado assim que for possível. Em casos de sintomas mais leves, a aplicação é subcutânea. Em casos graves, ela deve ser feita pelo veterinário, na veia, acompanhado de um anti-histamínico para se evitar uma reação do organismo à aplicação do soro. Informe-se com o veterinário da região para que ele lhe dê uma orientação de como aplicar o soro e um anti-histamínico num caso de emergência.

O Que Você Não Deve Fazer:

Não corte o local da picada: O veneno da jararaca, por exemplo, causa hemorragia, se você cortar o local, o sangramento se agravará;
Não faça torniquete: Até pouco tempo, o torniquete era usado para evitar que o veneno se difundisse para o resto do corpo. Porém, fazendo o torniquete, a alta concentração de veneno no local da picada pode causar gangrena . Assim, NÃO se deve fazer torniquete seja em humanos ou animais sob o risco de gangrenar o local da picada ou até a perda de um membro.;
Não coloque remédios caseiros sobre a picada (terra , fumo, etc.):Isso só possibilitará a infecção do local e podem irritar ainda mais o ferimento.

Que Tipo de Soro Usar?

Existem soros antiofídicos (antitoxinas) para cada tipo de cobras. No caso de dúvidas, leva-se em conta o tipo de cobra mais comum na região e os sintomas que o animal apresenta. Se não houver certeza, aplica-se o soro polivalente veterinário que neutraliza os venenos de jararaca e cascavel.. A quantidade de soro usada vai depender da gravidade de envenenamento. O uso de antibióticos se faz necessário, muitas vezes. Tanto o animal como o ser humano pode sobreviver a um acidente com cobras desde que medicado à tempo. Ninguém torna-se imune ao veneno após ser picado e sobreviver ou após receber o soro.

Algumas Dicas:

Evite as Cobras -
A limpeza é muito Importante: Combata os ratos, pois as cobras alimentam-se deles. Mantenha sempre limpos os terrenos, quintais e plantações.
Equilíbrio Ecológico: Preserve os predadores, como emas, gansos, seriemas, gaviões, gambás e a cobra Muçurana são os predadores naturais das cobras venenosas. Conserve o meio ambiente, desmatamentos e queimadas devem ser evitados. Além de destruir a natureza, provocam mudanças de hábitos dos animais, que se refugiam em paióis, celeiros ou mesmo dentro das casas.

Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)




Nenhum comentário:

Postar um comentário