quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Carinho e atenção: treinamento básico do cão.

Carinho e atenção são ferramentas poderosas no treinamento do cão. Para ter significado o afeto deve ser entendido por ele como um ato positivo, uma recompensa.

Os seres humanos adoram acariciar seus pets. Existem situações que para nós são agradáveis e bem vindos. Abraços, por exemplo. É bom para as pessoas, mas a maioria dos cães não gostam de ser fortemente abraçados. Também não apreciam tapinhas na cabeça. Temos que respeitar que eles são de uma espécie diferente e aprender o que é realmente apreciado por nossos amiguinhos.

Quando ele cutucar seu braço para pedir atenção, peça para ele sentar-se primeiro e depois passe sua mão, desde a cabeça até a cauda. As vezes os cães querem somente um toque. Precisamos ler os nossos cães a entender o que se sente naquele momento em particular.

Em visita ao veterinário vale levar o cobertorzinho dele e estender sobre a mesa de exame, isso trará mais tranqüilidade. A maioria dos cães ficam extremamente satisfeitos quando esfregamos a sua barriguinha, podemos usar essa demonstração de afeto como recompensa para ele aguardar calmamente seu atendimento. Lembre-se que talvez sua mão suave ao lado dele possa ser tudo o que ele espera.

Atenção: Nem sempre somente a atenção positiva e gratificante para os nossos cães. A atenção negativa pode acidentalmente recompensar um cão quando na verdade a intenção era uma punição. Empurrando um cão para baixo quando ele salta para cima de nós pode ser interpretado por ele como parte de um jogo.

Quando o cão late ao perceber a presença de outros seres, e começamos a gritar “Pare de latir, chega”...” ele simplesmente traduz como: ” Bla, bla, bla...” E ainda acredita que estamos nos juntando aos latidos dele, normalmente não para e ainda é capaz de aumentar a intensidade dos latidos, imagina que tudo é uma grande festa. O correto seria ensinar um sinal para que ele viesse a entender o significado de “silencio”. E aplicar esse sinal de forma insistente para ele relacionar com seu pedido, e recompensar com petiscos, elogios e carinho quando for atendido

Você ainda pode interromper a sinfonia batendo duas tampas de panelas, uma latinha de refrigerante vazia com pedrinhas dentro ou ainda usar um apito próximo ao cãozinho. Não adianta usar essas estratégias de forma enlouquecida. Uma vez e basta, Em seguida mostre o sinal que pretende usar para solicitar o silêncio

Um truque é colocar algo realmente apetitoso direito ao nariz quando ele está latindo, mas não de para ele. Ele não pode cheirar e latir ao mesmo tempo. Quando se acalmar fale, "Isso mesmo!", "Bom", e depois de a gratificação. Gradualmente faça-o esperar mais e mais.

Essas são apenas algumas dicas para usar significativamente carinho e atenção. Certifique-se que o cão vê o seu toque ou a atenção como uma recompensa, e entenda que ele nem sempre percebe o seu comportamento da maneira que você acha que ele faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário