
BICHOS COM DIREITOS
A campanha “Para Mim os Animais Importam”, da WSPA, está recolhendo, online, assinaturas para a Declaração Universal de Bem-Estar Animal, que será entregue no final do ano à ONU, com a intenção de criar leis mundiais de proteção aos bichos. Em 4 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais. Que tal assinar o documento em homenagem à data?
Parar para pensar na atual relação que estabelecemos com os animais chega a ser assustador: bichos silvestres são caçados e traficados no mercado negro por pura ganância; animais selvagens são mortos para fazer casacos de peles; touros, galos e tantas outras espécies da nossa fauna são maltratados em nome do “entretenimento” e do “esporte”; animais domésticos são abandonados quando “perdem a graça”. Infelizmente, a lista de maus-tratos é grande e nos faz pensar: em que momento os animais passaram a ser vistos pelo homem como objetos, que devem a qualquer custo suprir nossas necessidades?
As políticas de proteção animal ainda são inadequadas para uma porção de espécies em diversas partes do mundo, o que fez com que a ONG WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal criasse a Declaração Universal de Bem-Estar Animal, que propõe critérios mundiais para a proteção dos animais, partindo da ideia de que são seres que também possuem sentimentos.
O documento será entregue à plenária da ONU – Organização das Nações Unidas para aprovação no final deste ano. A WSPA pretende ganhar a simpatia dos representantes da entidade mostrando que, atualmente, mais de um bilhão de pessoas, no mundo todo, dependem diretamente dos animais para sobreviver, o que faz com que os bichos sejam importantíssimos para o desenvolvimento social das nações e, ainda, para o cumprimento dos Objetivos do Milênio. (Para saber mais, leia a reportagem Objetivos do Milênio: ONU diz ser possível atingir metas)
Até o dia da entrega da Declaração, a ONG promoverá a campanha “Para Mim os Animais Importam”, que pretende incentivar as pessoas a assinar, online, o documento, mostrando que se interessam pela causa. Quanto mais adesões, maior será a chance da ONU aprovar as diretrizes da Declaração, na opinião da WSPA.
Em 4 de outubro, o mundo todo comemora o Dia do Animal. Que tal assinar o documento em homenagem à data? Participe!
Fonte: Planeta Sustentável/Abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário