terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Como manter os cães e gatos seguros nas festas de fim de ano

Foto: Martin Poole/Getty

Esta é a estação dos enfeites de árvores, luzes, comilança, fogos de artifício – todas as faces do feriado que nós amamos, mas que afligem muito nossos animais. Você sabia que as cordas pipoca (que são amarradas em árvores nos EUA) podem causar bloqueios no sistema digestivo dos cães? Ou que os gatos podem ficar loucos quando você desembrulha os presentes?

Peritos do American Kennel Club e HomeAgain.com deram um parecer sobre como manter seus animais seguros nessa temporada de férias. A seguir, algumas dicas desses especialistas:

Decoração:

- Evite o uso de alimentos como pipoca ou cranberries para decorar sua casa. Se o seu cachorro comê-los, eles podem causar entupimentos, que geralmente exigem cirurgia para remoção, de acordo com a AKC.

- Evite os enfeites, ou mova para um ponto alto em sua árvore onde seus gatos e cachorros não podem pegá-los, adverte HomeAgain. Mantenha os ramos mais baixos sem ornamentação, e coloque os enfeites frágeis na ponta superior da árvore, também, para o caso de animais de estimação tentarem pular até eles.

- Envolva os fios elétricos do interior da casa (da iluminação natalina) em fita adesiva e aqueles que ficam ao ar livre também. Mantenha-os fora do alcance de seus animais. Os gatos, em particular, podem tentar mastigar os fios, podendo causar eletrocução.

Alimentação:

-Chocolate (particularmente a variedade escura) é uma óbvia proibição para qualquer animal, mas o café pode revelar-se tóxico para os gatos, também. Não deixe que eles bebam de seus copos.

- Lembre-se, o álcool é proibidíssimo! Mantenha o vinho e outras bebidas em locais seguros – e lembre seus parentes dessa regra, também.

Se seus convidados do feriado forem estressantes para o seu animal, coloque-o em uma sala aconchegante com uma música suave, aperitivos e um brinquedo favorito.

E é aconselhável manter os gatos longe quando você estiver abrindo os presentes sob a árvore de Natal de manhã: apesar de ser divertido para você, o barulho e a excitação podem deixar o seu gatinho um pouco “louco”, e talvez ingerir algum papel de embrulho.

As informações são do portal “People Pets”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário