quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A questão do meio ambiente e a exploração animal



A menos que por "animais" entendamos exclusivamente os "pets" (cães e gatos), a questão do meio ambiente é outra face da questão dos direitos dos animais. Toda a vida selvagem depende diretamente do meio ambiente para sobreviver e seu delicado equilíbrio, construído ao longo da evolução do planeta, garante a sua sobre vivência, desde que livre da mão do homem.tão sob forma ameaça e sendo destruídas e extintas pelo dia a dia das plantações e da apropriação de áreas de reserva para "pasto" de animais que serão abatidos para o consumo humano.
Mais do que a caça e mais do que o tráfico de animais silvestres, as espécies nativas brasileiras es
Entendam isto: tem o homem o direito de tomar posse do planeta, numa estratégia estúpida e imediatista, que põem em risco outras formas de vida? Tem o homem o direito de se servir irreverentemente da morada de outros seres vivos?



A questão do meio ambiente e a exploração animal

A questão ambiental está indissoluvelmente ligada à questão da exploração animal. Tudo começa e tudo acaba exatamente aí: na usurpação dos direitos de outras formas de vida. Não é a agricultura praticada em benefício do homem que ameaça o equilíbrio. Nosso país dispõem de área suficiente para produzir alimentos através da plantação destinada ao consumo humano.
O desequilíbrio se instala com a chamada indústria pecuária, na "criação de animais de abate para consumo humano". Áreas gigantescas são transformadas em "pasto" e áreas ainda maiores são transformadas em plantações de soja para servir de alimento aos animais destinados a uma morte cruel e desnecessária para consumo humano.
Os fatos estão aí e são do conhecimento de todos.
Portanto, fazer "política pelos animais" e "fazer política de preservação ambiental" são necessariamente temas interligados. E fazem parte da "agenda" do Cadeia.
Pensar diferente é pensar com o umbigo, visando apenas nossos animais de estimação.
Norah

Nenhum comentário:

Postar um comentário