sexta-feira, 6 de maio de 2011

Herói de quatro patas na captura de Bin Laden


As identidades de todos os 80 membros da equipe de comando norte-americano em Abbottabad, Paquistão, que matou Osama Bin Laden é o tema de intensa especulação, mas talvez ninguém mais do que o único membro com quatro pernas.
Pouco se sabe sobre aquele  que pode ser o mais corajoso cão da nação. Mesmo a sua raça é o assunto de grande interesse, embora fosse mais provável que seja um pastor alemão ou belga Malinois, dizem fontes militares. Mas a sua utilização na invasão reflete a crescente dependência militar sobre os cães nas guerras em que os dispositivos explosivos improvisados ​​causaram dois terços de todas as vítimas. Os cães revelaram-se muito melhor do que pessoas ou máquinas em encontrar rapidamente bombas.
O general David H. Petraeus , comandante das forças dos Estados Unidos no Afeganistão, disse no ano passado que os militares necessitavam de mais cães. "A capacidade que eles trazem para a luta não pode ser reproduzido pelo homem ou a máquina", disse ele.
O major William Rodrigues, comandante do Departamento de Defesa Militar do Trabalho Dog Center em Lackland Air Force Base, no Texas, disse que o papel do cachorro na invasão poderia ter sido de verificar o composto de explosivos e até cheirar puxadores das portas para ver se eles estavam com armadilhas.
E dado que Saddam Hussein foi encontrado escondido em um lugar escuro, estreito buraco debaixo de um barraco de barro no Iraque, a equipe do Selo poderia ter trazido o cão no caso de Bin Laden ter construído uma sala secreta em sua residência.
"Os cães são muito bons em detectar as pessoas dentro de um edifício,"  disse Major Roberts.
Outra função seria  pegar alguém  tentando escapar da casa nos primeiros momentos da invasão. Um pastor ou um Malinois é duas vezes mais rápido que um ser humano.
Tech sargento. Kelly A. Mylott, o comandante do canil em Langley Air Force Base, na Virgínia, chamados cães ideais para quem está começando a fugir sem ter que matá-los."Quando os cães vão atrás de um suspeito, eles são treinados para morder e mantê-los", disse o sargento Mylott.
Alguns cães são grandes o suficiente para que, quando eles saltam em um suspeito, a pessoa tende a cair ao chão, salientou o sargento. Outros braços ou pernas mordida. "Cães diferentes fazem coisas diferentes", disse. "Mas o que eles fazem, é muito difícil para essa pessoa para ir mais longe."
Finalmente, os cães podem ser usados ​​para pacificar um grupo rebelde de pessoas - especialmente no Oriente Médio. "Existe uma aversão cultural a cães em alguns desses países, onde alguns deles são utilizados como animais de estimação," Major disse Roberts."Os cães podem ser muito intimidante nessa situação."
Sargento Mylott disse que os cães tem a atenção das pessoas de forma que as armas às vezes não. "Os cães podem ser um instrumento de dissuasão psicológica incrível", disse ela.
Há 600 cães servindo no Afeganistão e no Iraque, e esse número deve crescer substancialmente ao longo do próximo ano, Ensign Brynn Olson dos Estados Unidos disse que o Comando Central. Particularmente popular com as tropas são o número crescente de labradores que vagueiam sem coleira e 100 metros ou mais na frente de patrulhas para garantir a segurança da rota. A Estrela de Prata, um dos maiores prêmios da Marinha, foi premiado postumamente em 2009, para um cachorro chamado Remco depois de um insurgente acusado de esconder-se no Afeganistão.
O treinamento de cães em Navy Seal equipes e outras unidades de Operações Especiais está envolta em secretismo. Major Wes Ticer, um porta-voz da United States Special Operations Command , disse que os cães "principais funções do" se encontrar explosivos e realizar pesquisas e patrulhas. "
"Os cães são invocados", continuou ele, "para proporcionar um alerta antecipado para possíveis perigos, muitas vezes, salvar a vida das Forças de Operações Especiais com o qual eles operam."
O exército usa uma variedade de raças, mas de longe as mais comuns são o pastor alemão eo belga Malinois, que "têm a melhor combinação global de faro aguçado, resistência, velocidade, força, coragem, inteligência e adaptabilidade a praticamente qualquer condições climáticas ", de acordo com a fonte da unidade de cão de trabalho militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário