domingo, 30 de janeiro de 2011

Pecuarista deixa bezerros sem água e sem comida e é preso por maus tratos


Um pecuarista de 63 anos foi preso na tarde dessa quinta-feira (21) pela Polícia Militar de Meio Ambiente, acusado de maus tratos.

Pecuarista deixa bezerros sem água e sem comida e é preso por maus tratos
Um pecuarista de 63 anos foi preso na tarde dessa quinta-feira (21) pela Polícia Militar de Meio Ambiente, acusado de maus tratos. Ele mantinha 38 bezerros trancados em um pequeno curral, sem água e sem comida. Os animais estavam bastante debilitados e machucados. Um dos bezerros já estava morto.

Os policiais chegaram até a Fazenda Ipê, que fica a poucos metros da Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente, na saída para Presidente Olegário, através de uma denúncia anônima. No local, os militares comprovaram as péssimas condições em que eram mantidos os animais.

Por serem machos de uma raça tipicamente leiteira, os animais perdem valor e são descartados pelos proprietários. Os bezerros, então, são levados para um confinamento onde permanecem por quatro meses, apenas se alimentando, para depois serem abatidos para a produção de vitela. 

O responsável pelos animais negou a ocorrência de maus tratos. Ele disse que os bezerros permaneceram por um tempo maior no curral por que o caminhão que faria o transporte apresentou um problema no freio e foi levado para a manutenção. Mas esse não foi o único problema encontrado pelos policiais. 

O proprietário não possuía comprovante de origem e nem de vacinação dos animais. Um fiscal do Instituto Mineiro de Agropecuária foi até o local e constatou as irregularidades. Os bezerros podem transmitir uma série de doenças e por isso devem estar vacinados. 

O fiscal do IMA recomendou que os bezerros fossem sacrificados por causa do risco de contaminação. Francisco Tolentino Caixeta, responsável pelos animais, foi preso em flagrante pelo crime de maus tratos.
Fonte: PatosHoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário