quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saiba evitar acidentes com animais aquáticos

Folheto eletrônico explica o que o turista deve fazer se for atacado por peixes e águas-vivas

Saiba evitar acidentes com animais aquáticos
Reprodução - radioloandafm.wordpress.com

Durante o verão, é maior a movimentação no litoral do Brasil e em regiões de rios e lagos. Assim, ficam mais comuns os problemas com animais aquáticos. Para prevenir este tipo de problema, Vidal Haddad Júnior, professor livre-docente da Unesp, criou um informativo eletrônico (que pode ser acessado aqui e aqui) , feito em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo.

Entrevistado por Oliveira Andrade durante o Jornal de Serviço, ele explicou que os turistas desconhecem a possibilidade de acidentes e, também, têm pouco conhecimento sobre os primeiros-socorros, algo fundamental na hora em que nos deparamos com tal situação. Os animais marinhos causam um em cada mil acidentes, algo que parece pouco mas, na verdade, é um número bastante significativo quando são somadas todas as praias do Brasil.

Entre os animais que mais complicam a vida do banhista, Vidal citou os ouriços-do-mar, as águas-vivas e alguns peixes venenosos, especialmente os bagres. A prevenção contra os ouriços-do-mar, que fica nas lagoas entre as pedras, até é possível, e cartazes avisando para a presença destes bichos já ajudaria. Já tentar evitar as águas-vivas é mais complicado, bem como os problemas com peixes, normalmente causados quando alguém pisa no bagre ou em arraias.
Fonte: Jornal de Serviço - Oliveira Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário