sábado, 25 de setembro de 2010

ATENÇÃO!! PANCADARIA NA BIENAL

Obra polêmica com urubus dentro da Bienal é alvo de pichação


Autor do trabalho, Nuno Ramos diz que não irá prestar queixa.
Fundação diz 'lamentar e repudiar episódio de vandalismo e violência
"

bienal pichaçãoPichador cortou a rede de proteção da obra, por volta das 18h15, e escreveu 'Liberte os urubu" (sic) (Foto: Filipe Araújo/Agência Estado)
 A polêmica obra "Bandeira branca", de Nuno Ramos, com três urubus vivos expostos na 29ª Bienal de São Paulo, foi invadida por pichadores no fim da tarde deste sábado (25), dia de abertura da mostra ao público.
Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Bienal de São Paulo, um homem cortou a rede que protege o trabalho e escrevou "liberte os urubu" (sic). Houve discussão com os seguranças e um grupo de oito pessoas - o pichado não estaria nele - foi encaminhado para a 36ª Delegacia de São Paulo, no Paraíso, região central. A confusão fez o evento fechar antes do programado, às 19h. A rede de proteção já foi reparada e os dizeres serão limpos.
Em nota divulgada à noite, a Fundação Bienal de São Paulo lamentou o episódio e  disse "repudiar episódios de vandalismo e violência" como o ocorrido. Ramos também afirmou estar profundamente triste com o fato, mas adiantou que não irá prestar queixa contra o pichador. "É um momento cultural triste. Arte é ser vista pelo ponto de vista do outro., a violência é um ponto de vista só. O que me passaram é que os pichadores eram do grupo que estava expondo", disse Ramos ao G1, por telefone.
"Bandeira branca" é composta por três grandes esculturas em formas geométricas, que lembram grandes túmulos. As peças são cercadas por uma tela de proteção que acompanha, de alto a baixo, a rampa e as curvas do prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No alto de cada uma delas, há poleiros que se parecem com chaminés, de onde as aves raramente saem e onde devem permanecer até 12 de dezembro.
Urubus confinados na instalação 'Bandeira branca', de Nuno Ramos, montanda no prédio da Bienal de SPUrubus confinados na instalação 'Bandeira branca',
de Nuno Ramos, montanda no prédio da Bienal de SP
(Foto: Daigo Oliva/G1)
Fonte: G1
Alvo de protestos
Ante mesmo de ser exibida, "Bandeira branca" se tornou alvo de protestos na internet. Um abaixo-assinado contra o trabalho reunia mais de 2.700 assinaturas neste sábado. Durante a manhã, ativistas ambientais protestaram em frente a instalação. Pela tarde, era possível ver cartazes de papel pedindo a soltura das aves.
Em nota, a Fundação Bienal de São Paulo afirmou que "reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão dos artistas e a independência curatorial. A mostra constitui um espaço de livre pensar e de debate, onde artistas e sociedade possam encaminhar temas de relevância como o presente. No entanto, esse debate deve se dar no campo das idéias, dentro dos limites da lei e do respeito".
A fundação também salientou que a obra atende atende a todos os requisitos legais no que se refere ao trato e ao manejo dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário